Todos a Bordo Parte II

10-03-2011 17:34

Na matéria passada iniciamos um assunto que trás muita dor de cabeça para várias pessoas do cavalo, o problema do embarque e desembarque no transporte dos eqüinos. A única maneira de ajudar o cavalo a perder o medo é mostrar-lhe que ele pode sair dali, isso significa embarcar e desembarcar várias vezes. Quanto mais jovem o cavalo você poder ensinar, melhor. Muitas pessoas costumam carregar e descarregar potros bem jovens junto com suas mães dentro dos caminhões para que eles as sigam e percam o medo daquele “ buraco escuro “.

Mas se  seu cavalo já é mais velho, tire uma tarde ou um dia sem pressa nenhuma simplesmente para embarcá-lo e desembarcá-lo. A primeira vez vai levar algum tempo, mas assim que você conseguir sem o uso da agressão, agrade-o.  Lembre sempre que o cavalo aprende por repetição, então repita o processo várias vezes. Depois que ele estiver entrando sem problemas comece a deixar mais tempo lá dentro do trailer ou caminhão, a meta de todo esse processo é conseguir com que o cavalo se sinta confortável com o processo e assegurar-lhe que ele vai SAIR do caminhão.

Utilize-se também do “ sentido de manada “ que é muito forte, especialmente em cavalos jovens. Eles temem ficar sozinhos “sem a turma” em uma situação perigosa. Assim, sempre embarque o animal mais experiente na frente do jovem ou temeroso. Muitas vezes, o medo de ficar só é maior do que o medo do “ buraco escuro “ onde seu companheiro desapareceu. No desembarque sempre retire do caminhão o cavalo inexperiente antes. Se ele ficar lá dentro sozinho ele provavelmente ficará muito nervoso ou mesmo entrará em pânico.

Dicas de Treinamento:

Treinamento é a regra da segurança. Quanto melhor treinado o cavalo, menor a probabilidade dele se machucar ou machucar alguém.

Antes de apresentar um caminhão ou trailer para seu cavalo, você deverá ter total controle dele no cabresto, ou seja, ele deve acompanhá-lo sem receios, saber parar, recuar, virar à direita, á esquerda tudo de forma tranqüila e segura.

Ao tentar embarcar o cavalo relutante, jamais fique próximo demais de sua garupa e NUNCA tente fazer com que ele se mova para frente com um tapa na garupa.

Outra técnica muito perigosa é a “corda humana “ onde duas pessoas cruzam os braços por trás do cavalo e o empurram para dentro do caminhão, se o cavalo se jogar para trás ou escoicear, acabou a brincadeira.

Menos perigoso é usar uma corda por trás dos quartos do cavalo e ficar com uma ponta em cada lado da entrada não permitindo que o cavalo venha para trás, e no momento que der uma passo para frente a corda deverá ser aliviada.

Vale lembrar também que o transporte a ser utilizado deve receber uma vistoria para verificar se não há pontas ou cantos vivos onde o cavalo poderá se ferir, ou mesmo frestas onde ele poderá enfiar uma das patas.

No início é assim mesmo, todo o detalhe faz a diferença, depois que ele confiar entra em praticamente qualquer coisa, e nós sabemos que tem cada transporte que chega a dá medo até em nós seres humanos.

Espero que essas dicas amenizem os problemas de transporte e que você e seu companheiro sigam a viagem tranqüilo.

Abraços

 

Alessandro de Souza