Alinhamento
Entre vários exercícios realizados durante a Doma e o Treinamento dos cavalos, um deles é de extrema importância, o alinhamento.
Quando montamos os potros no início, dentro do redondel, não devemos nos preocupar muito com a direção, afinal nas primeiras montadas devemos ser apenas caroneiros dessa viagem, mas a medida que o tempo vai passando temos que controlar a direção do nosso cavalo. É comum eles tomarem a direção que bem desejam, afinal de contas são seres vivos com vontade própria.
Inicío o trabalho de alinhamento ainda dentro do redondel, trazendo o potro para o centro e guiando ao contrário do lado que ele quer virar. Se ao levá-lo para o centro ele me puxa para a esquerda, levo-o para a direita e vice versa.
Mas quando tiramos para fora do redondel é que ele manifesta ainda mais suas vontades ou podemos dizer “ Querências “.
Sempre vou guiá-lo ao contrário da sua vontade. Quero deixar bem claro que a opção da direção é minha não dele. Mas é importante dizer que o cavalo só aprende errando, de nada adianta ficar segurando na rédea para ele não ir, e sim deixá-lo ir até um ponto e depois virar ao contrário.
De tanto você corrigir vai chegar um momento que ele vai perceber que é melhor esperar seu comando. Sempre tento deixar o certo ficar fácil e o errado ficar difícil.
Quem já não montou um cavalo que fica te puxando para o lado da cocheira, ou para o lado do portão de saída, ou querendo abrir antes da hora da jogada do laço? São vontades que devemos corrigir sempre, para o resto da vida. Afinal de contas o que eles mais gostam de fazer é descansar e de preferência solto no pasto junto com os outros.
Abraços
Alessandro de Souza