Alessandro de Souza, nascido em Araranguá - SC teve contato com cavalos desde muito cedo. Através do Haras de sua família (Haras Araranguá) iniciado em 1982 com a criação do cavalo Puro Sangue Inglês. Naquela época participava de cavalgadas com seu pai que até hoje é um grande incentivador. Cursou a faculdade de Administração de Empresas, mas nunca perdeu o contato com os cavalos.

    Participou também de várias outras modalidades como: Prova de Balizas, Hipismo Rural, Hipismo Clássico, Equinolatina e Freio de Ouro. Mas foi em 1998 num curso em São Paulo com o treinador e amigo particular Jango Salgado que conhecendo a modalidade de Rédeas se apaixonou. “Quando vi aqueles cavalos educados, calmos e extremamente ágeis, falei pra mim mesmo: é isso que quero fazer."

    De lá pra cá são inúmeros os cursos realizados com grandes treinadores como: Jango Salgado, Franco Bertolani, Paulo Koury, outros.

    Conheceu sua esposa Rejane Ferreira em Novembro de 2001 e em Dezembro de 2004 tiveram a felicidade de ter nascido seu filho Felipe.

    Começou a treinar cavalos de rédeas e em 2003, fazendo sua primeira apresentação no campeonato gaúcho de Rédeas em Porto Alegre com a égua Alerta dos Ausentes na categoria Amador.

    Participou também de várias outras provas obtendo boas colocações com outros cavalos importantes como: Chimango do Saiqui, Huracan da Boa Vista e Lampião do Infinito. Ficou com Lampião classificado em 7º colocado na prova Potro de Ouro dentre 32 concorrentes.

      Em 2008 foi campeão na categoria Snaffle Bit do campeonato Catarinense de Rédeas com o cavalo Nosotros do Infinito.     

    Em 2009 em terceiro lugar categoria Aberto com Malacueco do Infinito.

    Em 2009/2010  foi campeão catarinense de redeas categoria aberta.

    Atualmente divide seu tempo entre os cursos ministrados através do SENAR-SC nas áreas de Doma Racional e Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos que é instrutor desde 2003 com o treinamento de Cavalos de Rédeas no Haras Araranguá.